O processo de geração e registro de boletos pela solução do PartnerBank pode ser resumido em 3 etapas:
1 - Processo interno:
Nessa etapa recebemos a solicitação de geração através da integração do ERP da Administradora com o PartnerBank, nosso sistema irá gerar os dados dos boletos, processá-los e encaminhá-los ao banco para registro. Essa parte do processo acontece de forma 100% automática e é onde o nosso sistema está programado para executá-lo da forma mais ágil possível.
A partir deste momento, o processo não envolve mais a atuação do PartnerBank e o prazo depende do tempo de processamento do banco e da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).
2 - Processamento do registro pelo banco parceiro:
Após envio do boleto para registro, o banco irá processar esses títulos internamente e efetivá-lo. O registro é realizado apenas no sistema do banco gerador no primeiro momento, onde o título está sendo registrado.
3 - Disponibilização do boleto para pagamento na rede bancária:
Após registrar os boletos em seu sistema interno, o banco irá disponibilizá-los também na rede bancária. Os dados dos títulos são incluídos na CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), para que possam ser pagos através de outros bancos.
Concluída essas 3 etapas, o boleto estará disponível para pagamento.
É importante destacar que é somente na primeira etapa que há o controle direto do PartnerBank sobre o tempo de execução do processo.
Após o envio ao banco, é necessário aguardar o tempo de processamento dos títulos até que estejam finalmente disponíveis para pagamento na rede bancária.
Baseado em nossa experiência os títulos normalmente estão registrados e disponíveis para pagamento em média 1 hora após a sua geração no sistema. Lembrando que este tempo pode variar para menos ou para mais, de acordo com as etapas descritas anteriormente.
Já a atualização do status para REGISTRADO no sistema da Administradora, pode ocorrer até o dia útil seguinte ao registro efetivo do boleto conforme a liberação do retorno de confirmação pelo banco gerador.